Desde quando comecei a gostar de futebol, todo início de temporada me dava um frio na barriga esperando a nova camisa do Grêmio.
Isso me deu um know how meio oi-coleciono-selos em relação aos uniformes. Reconheço camisa pela temporada, sei identificar quando é camisa de jogo ou de loja, diferencio camisas usadas, conheço detalhes que fazem a diferença até em relação aos eventuais erros que podem tornar a camisa colecionável.
Todos esses parágrafos servem para, enfim, afirmar que eu domino do assunto e sei falar com alguma propriedade.
Segue então um top 10 de uniformes que eu gostaria de ter na coleção.
CALÇÕES ANOS 90 DO SANTOS
Cara, o Santos tem duas cores, preto e branco. Se não tem como fazer nada muito maluco, também não tem como errar, certo?
Mas eles conseguiram fazer uma linha de calções que deixam saudade.
UNIFORMES DO JORGE CAMPOS
Jorge Campos era um goleiro diferente. Sabia jogar com os pés, tanto que no Pumas do México alternava entre o gol e o ataque, terminando uma temporada com o mesmo número de gols que os atacantes do time. E as camisas... cara, as camisas eram fantásticas, do corte ao psicodelismo.
UNIFORMES DO JÉRÉMIE JANOT
Goleiro francês ainda na ativa. O que tem de louco na vestimenta tem de louco em campo, já fez defesa em amistoso contra o Barcelona defendendo uma falta do Ronaldinho com uma VOADORA.
Ah, e ele já entrou em campo com um uniforme de Homem-Aranha, incluindo MÁSCARA. Tirou a foto oficial assim.
Assim como o Lars Von Trier fez com "Ninfomaníaca", também achei por bem dividir em partes a postagem. Em outra oportunidade continuo a eletrizante lista de camisas para que vocês coloquem em uma eventual lista de presentes para me dar.